A Justiça Eleitoral está finalizando os preparativos para o primeiro turno das eleições municipais em Londrina. São mais de 399 mil eleitores aptos a votar.
A cidade vai utilizar urnas eletrônicas dos modelos de 2020, com um total de 942 equipamentos nas 42ª, 146ª e 157ª ZEs (Zonas Eleitorais), e de 2022, com 332 disponibilizadas para a 41ª ZE. São 1.274 urnas na cidade, considerando as de contingência.
Segundo o Fórum Eleitoral, todas as urnas são consideradas novas porque, até o pleito de 2022, Londrina utilizava o modelo de 2013.
Leia mais:
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
A geração das mídias com a lista final de candidatos ocorreu de 19 a 22 de setembro nas quatro ZEs da cidade, e os testes de bateria, teclado e equipamentos de acessibilidade começaram no dia 24 e seguem até esta terça-feira (1°).
O juiz Mauro Ticianelli, da 157ª ZE, afirma que o calendário eleitoral em 2024 está mais “enxuto”, mas que todos os testes deram “absolutamente certo nas quatro zonas”, o que permite a lacração dos equipamentos.
“Já fechamos o quadro de candidatos, não muda mais, e agora vamos fazer a carga e a lacração. É literal isso, é físico, não entra e nem sai informação mais. A partir de sexta-feira [4 de outubro], começa o transporte para as escolas”, diz o magistrado, que ressalta que todos os atos da Justiça Eleitoral são públicos.
Ticianelli explica que a logística e a infraestrutura das escolas já foram revisadas. São, realmente, os últimos passos antes da votação. “Está tudo caminhando para, no dia 6, termos zero falha com relação a essa urna nova. A cada ano, é menor a quantidade de urnas com problemas”, pontua.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: