A Justiça Eleitoral de Londrina promoveu na manhã desta terça-feira (27), no Fórum Eleitoral, a tradicional cerimônia de auditoria das urnas eletrônicas, que acontece em todo o ano de eleição. Participaram representantes do MP-PR (Ministério Público do Paraná), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção Londrina e do próprio poder Judiciário. Lideranças ligadas aos partidos políticos também foram convidadas, no entanto, nenhuma compareceu.
A solenidade busca mostrar a integridade das urnas eletrônicas, que são utilizadas no Brasil desde 1996, sem nenhuma denúncia de fraude comprovada. Os presentes no evento puderam escolher aleatoriamente equipamentos de duas zonas eleitorais de cada uma das quatro seções, somando a cidade e Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). Os aparelhos estavam guardados no depósito que fica no Fórum.
“(Depois da escolha aleatória) fomos atrás da lista de eleitores dessas seções, ligamos as urnas, confirmamos que não tinha nenhum voto computado nelas tirando a zerésima, que estão ligando normalmente, todas as teclas funcionando, os nomes realmente aparecem nas urnas, que os nomes dos eleitores estão lá”, detalhou o juiz eleitoral Maurício Boer.
Leia mais:
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Na semana passada houve a lacração das urnas. Os equipamentos testados nesta terça tiveram o lacre rompido, após a zerésima ser impressa, e novos selos foram colocados. “Tiramos o lacre e sacamos a mídia de resultado e colocamos a mídia de auditoria. Terminou a auditoria, a mídia da auditoria foi sacada, guardada e a mídia de resultado original voltou para a urna e o novo lacre foi colocado”, explicou. No domingo (2), o presidente de seção ia tirar uma nova zerésima antes da votação iniciar para reforçar que não existe nenhum voto computado previamente.
Na sexta-feira (30), parte dos aparelhos serão colocados em caminhões e no sábado, durante todo o dia, ocorre a distribuição nas 1.139 seções eleitorais de Londrina e nas 26 de Tamarana. No total são 1.282 urnas, sendo que aproximadamente 10% ficam como reserva. Nesta quarta (8) terá uma reunião para definir as rotas de transporte dos equipamentos para os locais de votação.