O primeiro suplente da coligação PR/PRTB/PMB/PROS, José Roque Neto, assumiu durante a sessão ordinária desta tarde quinta-feira (19) a vaga decorrente da perda de mandato de Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta, no último domingo (15). Este será seu terceiro mandato no Legislativo Londrinense. Roque Neto ocupava, deste o início deste ano, o cargo de assessor executivo na Secretaria Municipal do Idoso.
Ao assinar o Termo de Posse, o parlamentar afirmou que vai continuar trabalhando para ser a voz daqueles que mais necessitam da atenção do poder público, e pretende usar a experiência adquirida junto aos idosos para propor novos projetos de lei. "Nos últimos 10 meses conheci de perto a demanda desta população, que só em Londrina ultrapassa as 50 mil pessoas. Este, portanto, deve ser um dos focos de minhas ações", antecipou.
José Roque Neto nasceu no distrito de Cambaratiba, município de Ibitinga (SP), em 23 de agosto de 1960. Trabalhou como boia-fria até os 22 anos, quando mudou-se para a cidade de São Carlos (SP) e, posteriormente, começou a atuar no Seminário Menor, com os padres Claretianos, na cidade de Rio Claro (SP).
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
Diretor-geral da PF endossa Moraes e relaciona atentado ao 8 de janeiro
Bolsonaro fala em 'fato isolado' e diz que explosões em Brasília devem levar a reflexão
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Mudou-se para Paranavaí (PR) em março de 1986 e um ano depois passou a residir em Maringá (PR), onde concluiu a Faculdade de Filosofia no Instituto Nossa Senhora da Glória. Em 1990 mudou-se para Londrina, cursou Teologia e foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1995.
Trabalhou na Catedral Metropolitana de Londrina e atuou também como pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Califórnia (zona Leste). Em 2004 pediu licença sacerdotal e, quatro anos depois, em 2008, elegeu-se vereador em Londrina pelo PTB com 2.708 votos.
Foi eleito presidente do Legislativo no dia 1º de janeiro de 2009 e ocupou interinamente o cargo de Prefeito de Londrina no período de 2 de janeiro 4 de abril de 2009. Reelegeu-se para uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina em outubro de 2012 pela coligação PRB/PP/PR com 2.593 votos. Na eleição de 2016 obteve 1.516 votos, ficando como suplente de Boca Aberta.