O ex-vice-presidente da República José Alencar recebeu, no início da tarde desta terça-feira (25), em cerimônia comemorativa ao 457º aniversário da cidade de São Paulo, a Medalha 25 de Janeiro, comenda de reconhecimento às pessoas que prestaram bons serviços à cidade.
Alencar deixou o Hospital Sírio-Libanês, onde está internado há quase três meses se tratando de um câncer no intestino, só para receber a homenagem na sede da prefeitura. "Eu queria agradecer São Paulo pela homenagem. A cidade está no meu coração. Estou hoje me sentindo em casa, numa das cidades mais importantes do mundo, a qual Minas aprendeu a reverenciar", disse Alencar emocionado.
O ex-vice-presidente fez ainda um agradecimento especial ao prefeito Gilberto Kassab: "Eu gostaria muito de fazer agradecimento especial ao prefeito Kassab. Ele foi responsável por essa honra, por que, de fato, sou nascido em São Paulo. São 90 dias hospitalizado".
Alencar também agradeceu as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Quando eu fiquei sabendo que a Dilma e o Lula vinham para o homenagem, eu chorei de emoção. Eu peço desculpas de estar aqui sentado, mas é o jeito", disse Alencar, que passou o tempo todo em uma cadeira de rodas.
Sobre o próprio estado de saúde, o ex-vice-presidente disse que ainda não está bem, mas que se sente "bem melhor". "A situação está tão boa pra mim que eu não tenho nem como melhorar. Está todo mundo rezando pra mim. Estamos vencendo com a força de todos", disse para a plateia.
A presidenta Dilma parabenizou Alencar e afirmou que aprendeu muito com o ex-vice-presidente no convívio diário da gestão de Lula. "Eu acho que devemos reconhecer a importância desse homem, que saiu de baixo e construiu um império econômico. E nunca deixou de defender a soberania do país e aqueles que estavam na pobreza e na miséria. Estamos homenageando um exemplo para a nova geração", disse Dilma.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo José Serra foram os primeiros a receber a Medalha 25 de Janeiro, no ano passado.