Começou há pouco reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sobre o processo de cassação do deputado José Janene (PP-PR), acusado de envolvimento no esquema conhecido como ''mensalão''. Janene, que está em Brasília, deveria prestar depoimento diante do relator do caso, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA). No entanto, o parlamentar acusado não compareceu à audiência, sob o argumento de que não tem condições de saúde para isso. Ele está de licença médica desde setembro do ano passado.
Carneiro enumerou uma série de tentativas que foram feitas para ouvir Janene - por meio dos advogados, pessoalmente em Londrina ou por escrito - sem sucesso. O processo contra o parlamentar foi aberto há sete meses, mas até hoje ele não foi ouvido.
Segundo informações da Agência Câmara, em nota divulgada no início desta tarde, Janene informa ter se submetido a um exame no Departamento Médico da Câmara, onde foi confirmada a gravidade de seu estado de saúde. O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) sugeriu, então, que se ouvissem médicos da Casa, o que deverá ocorrer na reunião desta tarde. O Conselho de Ética está reunido no plenário 9.
>> Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina, em Política.