Os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (sem partido) têm reunião marcada hoje com o presidente nacional do PDT, Leonel Brizola, em Brasília. Também vai participar o presidente estadual da sigla, Nelton Friedrich. Eles vão conversar sobre uma possível filiação dos irmãos Dias na legenda.
Eles receberam correspondência do PDT, onde eram questionados sobre suas posições. Ontem, Alvaro e Osmar estiveram reunidos para tratar do assunto e avaliar qual será o destino - ou destinos - dos dois.
O clima era pesado entre os senadores, relataram fontes próximas. Alvaro não gostou de saber que Osmar foi convidado a voltar ao PSDB, em condições até de disputar o governo. No entanto, Osmar descartou retorno ao ninho tucano.
Alvaro pode optar pelo PSB, PDT ou PMDB. A última legenda é a menos provável, garantem aliados de Alvaro. O senador Roberto Requião, presidente estadual do PMDB, disse que o convite para entrar no partido foi feito aos dois. "Os dois têm convite. Eles vêm ou não", resumiu, admitindo que as negociações com Alvaro são difíceis.
Alvaro estaria mais propenso a entrar no PSB, e gostaria de convencer Osmar a assinar ficha de filiação no mesmo partido, para não dividir os apoios políticos. No entanto, Osmar deve optar pelo PDT, salvo mudança de última hora.
Os alvaristas entraram com duas ações semelhantes na Justiça em Brasília na tentativa de anular a dissolução do diretório estadual e a nomeação da junta interventora que comanda o partido. Uma ação é da autoria do ex-presidente estadual do diretório, deputado federal Luiz Carlos Hauly, e a outra dos advogados de Alvaro.
O objetivo é suspender a resolução 006 da executiva nacional, que decretou a dissolução. Os alvaristas questionam a competência da executiva para tomar a decisão. Segundo os aliados do senador, a dissolução deveria ter sido feita pelo diretório nacional.
Apesar dos recursos na Justiça e dos esforços para permanecer no ninho tucano, Alvaro promete anunciar seu novo partido esta semana. Ele reservou o Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, para um ato político no sábado, mas pode adiantar o novo endereço partidário no meio da semana. Osmar também deve anunciar sua decisão esta semana.