O Ministério Público (MP) do Paraná abriu nova frente de investigação para apurar os incentivos concedidos pelo governo do Estado à Detroit Diesel Motores do Brasil Ltda, durante a gestão do ex-governador Jaime Lerner (PFL).
Os promotores começaram as investigações sobre a empresa há cerca de dois anos, quando receberam denúncia de que haveria irregularidade na compra do terreno onde ela está instalada, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Não ficou comprovada nenhuma ilegalidade nesse caso.
Entretanto, daí em diante, o MP decidiu investigar a forma como foram concedidos, em 1997, dois financiamentos à Detroit, no valor total de R$ 9,8 milhões. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, órgão vinculado ao MP, propôs ação, no final do ano passado, questionando as transações firmadas com a empresa, que fabrica motores a diesel.
Segundo o MP, os empréstimos foram feitos pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Paraná (FDE), na época gerido pelo Banestado (banco estatal comprado pelo Itaú em outubro de 2000). Hoje o FDE está sob a responsabilidade da Agência de Fomento do Paraná.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.