A candidata à Presidência da República Heloisa Helena (PSOL-PSTU-PCB) improvisou nesta quarta-feira (23), um minicomício no Centro da capital gaúcha, depois de uma caminhada pela Rua dos Andradas, a principal da região. Falando com um equipamento de som portátil, a senadora (PSOl-AL) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que ministros e ex-ministros estão agindo "como moleques de recado e espalhando mentiras pelo Brasil". Antes disso, em entrevista, ela havia dito que o presidente usa ministros para criticá-la pela imprensa.
Referindo-se a Lula como "sua majestade barbuda", Heloisa Helena voltou a pedir, no minicomício, que o presidente "desça da sua arrogância e covardia política e venha para os debates". A senadora afirmou que o Brasil não pode mais conviver "com as migalhas da inclusão social", criticou a taxa de juros e defendeu a reforma tributária.
Ao ser perguntada se o presidente estaria se beneficiando da máquina pública na campanha, a candidata afirmou que "seria preciso inocência ou vigarice" para negar isso. Questionada, então, se Lula seria corrupto, ela declarou: "Eu já disse isso várias vezes. Se você quer uma manchete, ele é corrupto".