Pronto para assumir o oitavo mandato como deputado federal, o economista Luiz Carlos Hauly, 72 anos, assume nos próximos dias a vaga que foi aberta na Câmara com a cassação de Deltan Dallagnol, seu colega de partido, o Podemos. De volta a Brasília, o paranaense de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) pretende atuar diretamente na aprovação da Reforma Tributária.
Hauly foi vereador e ex-prefeito de Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Também foi secretário de Fazendo do Paraná por duas vezes e sete vezes deputado federal. No Congresso, o paranaense teve uma atuação importante na área econômica, principalmente em legislação tributária, participando da comissão que criou a Lei do SuperSimples e do MEI (Micro Empreendedor Individual).
Hauly é o idealizador da proposta original da Reforma Tributária, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 110/2019 que tramita no Senado. Quando perdeu o mandato, em 2019, ele não desistiu de brigar pela aprovação da sua proposta de uma nova legislação tributária. O paranaense abriu uma consultoria e começou a trabalhar em defesa do projeto. De 2019 para cá, ministrou cerca de 470 palestras sobre a Reforma Tributária. "Consegui, nesse período, manter a chama acesa da Reforma Tributária no Senado e na imprensa, fazendo palestra em todo o canto do Brasil", explicou.
Leia mais:
Bolsonaro fala em 'fato isolado' e diz que explosões em Brasília devem levar a reflexão
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
REFORMA TRIBUTÁRIA
Além de se empenhar pela aprovação da Reforma Tributária, Hauly quer trabalhar por uma Reforma Política. "O voto proporcional com barreira é um limitador da ascensão de pequenos dentro do Parlamento brasileiro", afirma. "O sistema eleitoral do voto proporcional é um absurdo, tem que ter voto distrital misto, tem que ter um presidencialismo de coalizão, que é um presidencialismo participativo misto."
Mesmo empenhado em colaborar com a reforma dos sistemas tributário e político brasileiro, Hauly afirmou que não vai descuidar dos problemas do Norte do Paraná, sua base eleitoral. Na próxima semana, pretende reunir-se com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e juntar forças com outros parlamentares da região para reivindicar as principais obras e serviços pleiteadas pelas lideranças locais. "Nós somos um polo e precisamos nos unir para sermos mais fortes ainda", afirmou.
CONTINUE LENDO NA FOLHA A REPORTAGEM COMPLETA:
LEIA TAMBÉM: