Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Apesar de discursos de Lula

"Governo acerta na condução da economia", dizem especialistas

José Marcos Lopes - Especial para a Folha
24 jul 2023 às 10:27

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem fazendo a lição de casa para tentar recuperar a economia em um cenário de pós-pandemia e de guerra na Ucrânia, apesar dos posicionamentos públicos do presidente contra a taxa básica de juros, avaliam especialistas. A expectativa é de redução na Selic em um cenário de queda na inflação e de investimentos em infraestrutura, sem os quais o crescimento econômico poderá ficar comprometido. Apesar do cenário positivo, não há sinalização em relação a temas considerados importantes, como a reforma administrativa.


“Temos uma menor pressão inflacionária e isso é importante. E aí podemos começar a trabalhar a taxa de juros, a expectativa é de cair para 12% até dezembro e no ano que vem cair a um dígito, a 9,5%. Vai estimular muito a economia”, avalia o coordenador do curso de Economia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Jackson Bittencourt. “Um reflexo positivo é o crescimento do PIB de 2,2%. Temos uma situação interessante em termos do tripé macroeconômico, esperamos que o governo não saia gastando.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Bittencourt destaca que dois pontos devem ser observados com atenção: a guerra na Ucrânia e as condições climáticas. “A guerra ainda está ativa e existe um perigo por trás disso, não sabemos até onde vai. A outra questão são as condições climáticas, há onda de calor na Europa. É um problema que a cada ano está mais forte. Esses fatores podem gerar uma insegurança em relação ao preço de alimentos.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições presidenciais

Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026

Imagem de destaque
Normas de uso

Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades

Imagem de destaque
Entenda

Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora

Imagem de destaque
Novo secretário

Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento


Para o economista Marcos Rambalducci, professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em Londrina e consultor, há uma grande distância entre o discurso do presidente Lula e a atuação da equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Estamos vivendo um momento de transformação e o Banco Central está tomando as medidas corretas. Primeiro é preciso controlar a inflação, a despeito do discurso do presidente. Há um discurso para a plateia, mas na hora de tomar decisões, as decisões são aquelas que o mercado dita.”


Apesar de ver uma condução correta por parte da equipe econômica, Rambalducci é pessimista em relação a programas como o que incentiva a venda de automóveis. “É bobagem. As montadoras sabem que os consumidores vão se forçar a comprar, mas depois disso o desejo é saciado. A montadora não vai aumentar a capacidade produtiva, vai criar um terceiro turno, mas sem investir na capacidade produtiva. Não é sustentável nem a médio prazo.” O Desenrola Brasil é outro programa com pouco impacto, avalia. “Para a economia é uma bobagem, ele é bom para as pessoas.”


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
"Apesar dos discursos de Lula, governo acerta na condução da economia"
É o que afirmam analistas econômicos consultados pela FOLHA; para eles, crescimento passa pela recuperação da capacidade industrial
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo