O deputado federal Fernando Gabeira parabenizou o governador Roberto Requião pela posição assumida no Paraná em relação a proibição do plantio, comercialização e industrialização de soja transgênica no Estado.
"O Paraná sai na frente com esta decisão e se projeta como uma das áreas livres de contaminação no país. É um exemplo e uma grande contribuição ao Brasil", disse o deputado.
Gabeira vê a contaminação das áreas orgânicas como o grande problema da liberação da transgenia. "As áreas livres de contaminação são o grande trunfo econômico que o Brasil deveria dispor e apostar. O Paraná, ao se colocar contra os transgênicos, vai ocupar esse espaço no mercado internacional", comentou.
Segundo o governador Roberto Requião, a proibição da soja transgênica no Paraná visa proteger o mercado produtor, já que a soja não-transgênica é universalmente aceita em todos os mercados.
Outro argumento exposto por Requião foi o risco do surgimento de um monopólio no setor, já que, segundo ele, a empresa americana Monsanto deteria 90% das patentes transgênicas do mundo.
No Paraná, a Assembléia Legislativa aprovou no último dia 14, por 36 votos a 12, o substitutivo geral de lei que proíbe o plantio, a comercialização e a industrialização de soja transgênica no Paraná até 31 de dezembro de 2006.
Além disso, também está proibida, durante o mesmo período, a exportação de soja transgênica produzida por outros Estados ou países pelos Portos de Paranaguá e Antonina.