O prazo para regularização do cadastro eleitoral termina no dia 8 de maio e, com a aproximação da data, o TRE-PR (Tribunal Regional eleitoral do Paraná) iniciou, nesta segunda-feira (22), o atendimento em horário estendido, das 9h às 18h. É a oportunidade de os eleitores resolveram suas pendências com a Justiça Eleitoral.
O juiz Mauro Ticianelli, da 157ª zona eleitoral de Londrina, explica que o primeiro dia de horário estendido teve todos os guichês com atendimento, mas sem filas. Ele reforça a importância de se adiantar para evitar os dias com maior movimento.
“Temos previsão de mil atendimentos por dia na última semana. Por mais que a gente coloque todo mundo nas quatro zonas - estamos colocando a equipe toda -, mas o sistema não comporta”, afirma
Leia mais:
OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral
Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026
Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
O magistrado aponta que este é o momento de a Justiça Eleitoral ouvir e atender os eleitores. E lembra que apenas quem ainda não fez a biometria precisa ir presencialmente ao Fórum Eleitoral. É o caso dos jovens de 15 a 18 anos que farão o primeiro título.
“A gente tem biometria em Londrina há uns dez anos. A maciça maioria do eleitor de Londrina já passou pela biometria, e esse não precisa vir aqui no fórum”, pontuando que a maior parte dos serviços está disponível no site do TRE-PR.
É claro que, para o londrinense que preferir, os serviços podem ser solicitados presencialmente. “Dá para fazer tudo aqui conosco, mas muita coisa dá para fazer pelo site”, reforça o juiz.
O eleitor que vai ao cartório eleitoral para tirar título, regularizar a situação ou transferir o domicílio eleitoral deve apresentar documento de identidade original com foto, comprovante de residência e, para os eleitores masculinos nascidos em 2005, certificado de alistamento militar original.
Além do horário estendido, a Justiça Eleitoral tem realizado plantões para dar conta de administrar a demanda. CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA: