Política

Ex-secretário de Maringá fretou ônibus à custa da cidade

14 mar 2011 às 14:45

O Tribunal de Justiça do Paraná confirmou a condenação do ex-secretário municipal de Esporte e Lazer de Maringá, Roberto Nagahama, por ato de improbidade administrativa. Em agosto de 2005 ele fretou um ônibus do município para levar de Maringá a Curitiba um grupo de pessoas que queria participar de uma convenção do Partido da Social Democracia Brasileira.

A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Maringá propôs ação civil pública requerendo a condenação dos dois por ato de improbidade. A sentença em segundo grau é dos desembargadores da 4ª Câmara Cível do TJ-PR, que também acolheram a solicitação do Ministério Público em aumentar o valor da multa que os réus devem pagar em benefício do Município.


Na ação, a Promotoria destaca a 'motivação' da viagem: o líder comunitário declarou ao MP-PR que queria 'fazer uma surpresa' a um deputado da região (Luiz Nishimori), que estaria na convenção. No fim das contas, o grupo viajou, o deputado não estava na convenção, Freitas 'ficou chateado porque a surpresa não se confirmou' e o Município de Maringá bancou a viagem.


Como ressalta o Ministério Público, a viagem 'não atendia a interesse público e em especial a qualquer interesse da comunidade Maringaense'.

O responsável pelo caso é o promotor de Justiça José Aparecido Cruz. O TJ-PR determinou o pagamento de multa de R$ 1.876,08 para cada um. A decisão da 4ª Câmara foi unânime.


Continue lendo