O ex-prefeito de Jandaia do Sul (28 km a oeste de Apucarana) Manoel Fernandes Maciel (PFL), o Neco, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver aos cofres públicos R$ 250 mil. O dinheiro foi repassado ao município para a reforma de 1.265 casas, danificadas por uma chuva de granizo ocorrida em setembro de 1996. A aplicação dos recursos foi considerada irregular pelos ministros do TCU.
Na época da chuva de granizo, o prefeito era Perseu Matheus Pugliesi, que solicitou ajuda do Governo Federal. A reforma da cobertura das casas deveria ser emergencial, mas a primeira parcela da ajuda (R$ 125 mil) só chegou ao município em outubro de 97, quando o prefeito era Neco Maciel. A segunda parte acabou chegando em março de 98.
A destinação dos recursos, repassados pela extinta Secretaria Especial de Políticas Regionais, foi questionada pelos vereadores de Jandaia. Uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) concluiu que houve desvio do dinheiro e encaminhou a denúncia ao Ministério Público Federal e ao TCU.
Leia mais:
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro
A CEI apurou que a cobertura de casas de conjuntos habitacionais, financiados pela Caixa Econômica Federal, foi paga por uma seguradora e que a maioria das residências atingidas pelo granizo foi consertada com recursos dos moradores.
* Leia mais em reportagem de Maurício Borges na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado