Facilitar o trânsito dentro do governo federal. Esse é o argumento dos deputados federais que faziam oposição ao PT e hoje, com Luiz Inácio Lula da Silva na presidência, migraram de partidos de oposição para legendas da base aliada ao governo.
Atualmente, apenas quatro dos 30 deputados federais do Paraná pertecem a partidos de oposição ao Governo Lula. Esse número era o dobro antes do presidente Lula assumir.
Os deputados federais paranaenses que saíram da oposição desde que o presidente Lula assumiu são Alex Canziani, que mudou do PSDB para o PTB, André Zacharow, que foi do PDT para o PP, Francisco Beckert, mais conhecido como Chico da Princesa, que foi do PSDB para o PL e Odílio Balbinotti, que mudou do PSDB para o PMDB.
Apesar de ter mudado de lado, Canziani diz que a troca foi por questões locais. ''Eu queria sair candidato a prefeito de Londrina, mas achava que o PSDB ia dar prioridade ao Luis Carlos Hauly, como de fato aconteceu. Então mudei para um partido que me deu mais espaço'', explicou. Canziani mudou de partido em janeiro de 2003.
Chico da Princesa e Balbinotti mudaram de partido junto com Canziani. Chico da Princesa argumentou que durante oito anos no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve do lado do governo e que agora Lula está seguindo o mesmo caminho e por isso ele foi junto.
''O governo está tocando as coisas do mesmo jeito que antes e eu vou seguir a mesma linha que segui então. Não tem por que fazer oposição se o governo está bem'', justificou.
Zacharow, que mudou de legenda em fevereiro deste ano, explicou que o PDT rachou com o governo e, para manter sua linha de aliado, foi para outro partido. Já Balbinotti afirmou que mudou de partido porque quer liberdade de ação e, por isso, não queria ficar em uma legenda em que era obrigado a votar contra todos os projetos do governo.
''Já mudei de partido várias vezes. Quero poder votar nos bons projetos e se eu conseguir liberar mais verba para a minha região por ser da base, melhor'', declarou.
Outros três deputados federais do Paraná que mudaram de partido desde que Lula assumiu a presidência foram Hidekazu Takayma, que mudou do PTB para o PSB em janeiro do ano passado e do PSB para o PMDB em agosto de 2003; Fernando Giacobo, que foi do PPS para o PL em junho do ano passado; e Airton Roveda, que foi do PTB para o PMDB em outubro de 2003.
Takayama e Roveda não foram localizados pela reportagem. Giacobo argumentou que mudou de partido porque queria mais espaço para trabalhar por sua região.