Política

"Essa luta não é só por democracia; é por outra civilização", diz Mujica em palestra em Curitiba

27 jul 2016 às 14:00

Mais de três mil pessoas, a maioria jovens universitários, lotaram na manhã desta quarta-feira (27) o ginásio do Círculo Militar, em Curitiba, para ouvir o senador e ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica discursar sobre a "Democracia na América Latina". Ovacionado desde a chegada, às 10h30, até depois de sair do palco, já perto de 12h30, ele pediu que todos ajudem a construir uma humanidade melhor. Políticos, ativistas e sindicalistas também acompanharam as discussões.

"A minha geração pensava que socializar os meios de produção, melhorando a distribuição, seria suficiente. Grave erro. Se você não muda a cultura, não muda nada", afirmou. "A diferença é que vocês podem dar rumo na sua existência (...) Essa luta não é só por democracia; é por outra civilização. Não é a luta por ódio, por vingança ou por exploração", prosseguiu.


Promovido pelo Laboratório de Cultura Digital da UFPR, o evento aconteceria a princípio na sede da APP-Sindicato, cujo auditório comporta em torno de 500 pessoas. Como em 48 horas mais de sete mil se cadastraram para participar, porém, os organizadores acabaram negociando um espaço maior. Ainda assim, só a metade conseguiu a credencial. A fila no início da manhã chegou a ocupar cinco quadras.

Também participaram da mesa de debates o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC, a militante da Rede de Mulheres Negras Heliana Hemetério dos Santos e a professora da Univrsidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) Lívia Morales.


Continue lendo