Com o objetivo de discutir os desafios no controle social e no combate à corrupção no Paraná, acontece nesta quarta-feira (16), em Curitiba, o I Encontro Estadual de Rede de Controle da Gestão Pública (RCGP). O evento deve reunir membros do Ministério Público do PR (MP-PR), representantes de instituições públicas, da iniciativa privada, da sociedade civil organizada e cidadãos em geral.
A rede foi formada em 2012 para atuar de forma integrada no controle da gestão pública a partir da integração de vários órgãos visando o intercâmbio de experiências e a troca de informações entre as instituições participantes.
Integram a Rede: MP, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Procuradoria Geral do Estado, Advocacia Geral da União, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Controladoria Geral da União, Departamento de Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas do Paraná (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Regional Eleitoral, secretarias de Estado da Fazenda, Segurança Pública, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
O secretário da RCGP/PR, o Subprocurador Geral de Justiça do MP, Bruno Galatti, observa que por meio da Rede as instituições que atuam no controle da gestão pública estão interagindo e conversando. O encontro acontecerá das 9 às 11h40, na sede da Procuradoria Geral do Estado, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 600.
Entre os destaques da programação, o ministro aposentado do TCU, Ubiratan Aguiar, um dos criadores do conceito de RCGP no País; o presidente do TCE do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, que apresentará a experiência da Rede naquele Estado; e o representante da Associação Contas Abertas Gil Castelo Branco. Mais informações e inscrições pelo site www.redecontrole.pr.gov.br.