Em aceno ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e correligionários, o governador Ratinho Jr. (PSD) usou as redes sociais para parabenizar o ultraliberal Javier Milei pela vitória nas eleições presidenciais argentinas deste domingo (19). "Ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei, o desejo de pleno êxito. Que as nossas fronteiras estejam ainda mais próximas. A liberdade venceu", postou o titular do Palácio Iguaçu, cujo nome o PSD trabalha fortemente como presidenciável em 2026 - ainda que o partido faça parte da base do governo Lula (PT) em âmbito nacional.
Autoproclamado o primeiro "libertário" a chegar à presidência da Argentina, o economista Javier Milei já confirmou nesta segunda como uma de suas primeiras medidas de governo o fechamento do Banco Central. Ele também pretender dolarizar a economia. Tido como um novo líder da extrema direita no país vizinho, Milei derrotou o peronista Sergio Massa, atual ministro da Fazenda argentino, por uma diferença de cerca de três milhões de votos. Seu discurso incendiário durante a campanha, turbinado com uma intensa mobilização nas redes sociais, logo lhe rendeu comparações com Bolsonaro.
A diferença é que Javier Milei entrou para a política há dois anos, como deputado federal. Jair Bolsonaro, apesar de adotar um discurso de "outsider" na eleição presidencial de 2018, havia exercido o mandato de deputado federal por 30 anos. O ex-presidente celebrou a vitória do argentino e externou sua intensão de comparecer à posse de Milei, em 10 de dezembro.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA: