Londrina deverá superar a marca dos 350 mil eleitores nas próximas eleições municipais que serão realizadas no mês de outubro, confirmando o aumento de 20 mil inscrições em comparação com o último pleito, em 2014, quando houve eleições gerais. Naquele ano, foi a primeira disputa na cidade com identificação feita totalmente pela impressão digital, depois da revisão biométrica. Dois anos antes, quando foram escolhidos os atuais prefeitos e vereadores no País, Londrina registrava 360 mil eleitores.
O crescimento do eleitorado é monitorado, frequentemente, pelos pré-candidatos à Câmara Municipal, em razão do quociente eleitoral, que é conhecido a partir da divisão dos votos válidos pelo número de cadeiras em disputa; 19, no caso de Londrina. O partido ou coligação precisa atingir o quociente para eleger um representante.
Segundo o balanço parcial da Justiça Eleitoral, o aumento se deve, principalmente, à grande procura por parte dos jovens entre 16 e 18 anos, que estão fazendo o título pela primeira vez. Entre segunda-feira e quarta-feira, mais de 600 jovens se alistaram como novos eleitores. O prazo para regularização de documentos a tempo de votar neste ano vence na próxima quarta-feira, dia 4 de maio.
Em entrevista à Folha, o chefe do cartório da 191ª Zona Eleitoral de Londrina, André Madureira, informou que apenas nos últimos 30 dias, mais de 5,5 mil pessoas passaram pelo Fórum para atualizar o cadastro. "Orientamos a população a não deixar para a última hora. Na semana que vem haverá apenas a fila única por ordem de chegada, sem agendamento prévio", alertou Madureira. O Fórum londrinense atende, ainda, a cidade de Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). "Estamos registrando, também, um bom número de transferências de outras cidades para cá", disse Madureira.
O Fórum Eleitoral de Londrina fica na Rua Governador Parigot de Souza, 231, ao lado da Câmara de Vereadores. Funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 19 horas. Para mais informações o telefone é 148.