Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Passível de infração grave

Eleições 2024: candidatos e partidos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE

Redação Bonde com Agência Brasil
09 set 2024 às 18:02

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano têm até esta sexta-feira (13) para enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O período de envio iniciou nesta segunda-feira (9).


Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a documentação deve ser registrada no SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitorais) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O TSE ressalta ser fundamental cumprir a obrigação no prazo estabelecido, conforme calendário eleitoral. “Além de ser uma exigência legal, é uma prática que reforça o compromisso de partidos, candidatas e candidatos com a transparência e com o respeito às normas eleitorais”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pastas foram fundidas

OAB se posiciona contra fim de secretarias da Mulher e do Idoso por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Eleições presidenciais

Privatizações viram trunfo de Ratinho Junior ao pleito de 2026

Imagem de destaque
Normas de uso

Ministro do STF dá 30 dias para governo criar regras para emendas em universidades

Imagem de destaque
Entenda

Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora


Ainda de acordo com o TSE, ao prestar contas de forma clara e precisa, partidos e candidatos contribuem “para a celeridade e a lisura do processo eleitoral e para a confiança da população nas instituições democráticas”.

Publicidade


“A não apresentação tempestiva da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave – salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral –, que será apurada no julgamento da prestação de contas final”, diz o TSE.


Divulgação

Publicidade


As informações prestadas nesta etapa, segundo o TSE, serão disponibilizadas posteriormente no sistema DivulgaCandContas, acessível ao público. A plataforma permite que qualquer cidadão consulte as contas de campanha de todas as candidaturas e de todos os partidos.


Por meio do sistema, é possível ainda verificar detalhes como doações recebidas, despesas realizadas e a origem dos recursos utilizados nas campanhas.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Concurso Nacional Unificado divulga cartão de respostas nesta terça (10)
As imagens dos cartões de resposta do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão liberadas para os candidatos a partir das 10h desta terça (10).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo