No domingo (15), 147.918.483 brasileiros poderão ir até as urnas para votar em seus candidatos. Em Londrina, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 376.073 eleitores aptas para as eleições municipais.
Com tantas pessoas indo as ruas em um único dia, a Justiça adotou medidas de combate à pandemia para que não haja aglomerações e contato físico nos locais de votação. Entre as principais normas estabelecidas estão o aumento do horário de votação em uma hora, passando a ser das 7h às 17h, e a suspensão do uso da biometria.
Quem tiver mais de 60 anos terá horário preferencial das 7h às 10h para votar. Vale destacar que este horário é preferencial e não exclusivo - isto quer dizer que os idosos poderão votar nos demais horários juntamente com outras faixas etárias.
Leia mais:
Câmara dos Vereadores de Cornélio Procópio terá que fazer nova eleição para mesa diretora
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Ditador Maduro assume novo mandato após eleição apontada como fraudada
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Precisando de uma cola? Imprima a sua!
Além disso, com a suspensão do leitor biométrico, a identificação do eleitor acontecerá por meio de um documento oficial com foto e a assinatura no caderno de registros.
São aceitos como documentos de identificação: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissionais reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou casamento não são válidas.
O eleitor também não é obrigado a levar o título de eleitor em papel, por isso, pode optar pelo uso do e-Título, um aplicativo móvel que permite acesso rápido a informações como a zona e seção de votação e a situação eleitoral. O aplicativo pode ser baixado no Google Play Store ou na Apple Store.
Quanto a outras medidas sanitárias, o TSE recomenda:
- Caso esteja com febre ou esteve com a Covid-19 nos últimos 14 dias antes da votação, o eleitor deverá ficar em casa;
- Confirme o local e a seção onde votará pois eles podem ter sofrido alterações;
- Leve a "cola" com os números dos candidatos para não haver demora na urna;
- Se for possível, leve sua própria caneta para a assinatura do caderno de registros;
- Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;
- Mantenha distância mínima de um metro de outras pessoas no caminho ao local de votação;
- O uso de máscara é obrigatório;
- Se for possível, não leve companhia ou crianças.
Nas cidades que tiverem segundo turno, o pleito acontecerá no dia 29 de novembro com as mesmas recomendações e mudanças.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.