Política

Dois anos após alta do IPTU, Marcelo recupera aprovação entre londrinenses

04 ago 2020 às 15:30

A aprovação da administração do prefeito Marcelo Belinati (PP) cresceu 4% no final de julho em relação à última pesquisa, feita em dezembro do ano passado, no final do terceiro ano de gestão. O índice passou de 49% para 53%, dentro da margem de erro do levantamento, que é 3% para mais e para menos.


É o que aponta a pesquisa do Instituto Multicultural, feita em parceria com a Folha de Londrina e rádio Paiquerê 91,7 FM. A confiança dos londrinenses no prefeito, segundo o levantamento, também traçou caminho de alta, passando de 36% para 47%. Mas o índice dos que não confiam no gestor municipal é expressivo: 42,5% dos entrevistados. Outros 10% não souberam avaliar.


A pesquisa mostra que, após a queda de popularidade provocada pela aumento abrupto do IPTU no início de 2018, Belinati consegue na reta final do mandato avaliação a patamares semelhantes aos primeiros 100 dias de governo, quando aparecia com 55% de aprovação na primeira pesquisa da série histórica.


"A grande queda se deu no início do segundo ano, que foi a situação IPTU, que foi marco negativo dessa administração, mas depois disso vem a retomada." A desaprovação de Belinati chegou a 59% no segundo ano de mandato, no pior período de avaliação do prefeito, provocado pela atualização da planta genérica de valores, que serve de parâmetro para cobrança do imposto sobre imóveis.



LEIA MAIS:

Aprovação de Belinati cresce mais na região sul e menos no norte de Londrina; veja os gráficos

Avaliação de Bolsonaro cai 17 pontos entre os londrinenses; Ratinho Jr. perde 2 pontos


Continue lendo