Política

Deputados paranaenses exigem proteção

31 mai 2002 às 19:28

Deputados federais do PT aguardam para a semana que vem uma resposta do Ministério da Justiça ao pedido de proteção policial aos parlamentares paranaenses ameaçados de sequestros no Paraná por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A solicitação formal foi feita esta semana pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).

Os deputados federais citados em listagem divulgada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Dálio Zippin Filho, foram Florisvaldo Fier (Doutor Rosinha) e Padre Roque Zimmermann, este pré-candidato do PT ao governo.


A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou nesta sexta-feira que o pedido de proteção deverá ser encaminhado na semana que vem para a Polícia Federal. A instituição poderá ou não enviar agentes federais para acompanhar ou monitorar os parlamentares.


Também estão na lista divulgada por Zippin, o juiz da Vara de Execuções Penais, Roberto Massaro, o diretor da Penitenciária Central do Estado, coronel João Krainski Neto, e o próprio Zippin. De acordo com as denúncias, eles serviriam como ''moeda de troca'' para o PCC exigir a transferência de líderes do grupo, que hoje estão espalhados pelo País.


O secretário de Estado de Segurança Pública, José Tavares, admitiu que conhecia a listagem. No entanto, Tavares disse que ela foi investigada e não foi constatada a veracidade das informações.


*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo