O deputado Nelson Luersen (PDT) disse nesta quarta-feira (16) que vai colher assinaturas para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para investigar as concessionárias das estradas do Paraná.
A abertura da CPI foi sugerida durante a tarde desta quarta-feira, dois dias depois do bate-boca que ocorreu em plenário entre o deputado Cleiton Kielse (PEN) e o deputado Ney Leprevost (PSD). O parlamentar do PSD foi um dos acusados por Kielse de envolvimento em diversos casos em que as concessionárias do Paraná não teriam sido investigadas por falta de iniciativa da Alep.
Segundo as acusações do parlamentar do PEN, funcionários e deputados teriam recebido benefícios das concessionárias.
Pedido - Kielse afirmou à reportagem do Portal Bonde que dois requerimentos com assinaturas para abertura da CPI do pedágio haviam sido recolhidos desde 2011. Porém, os deputados devem fazer um novo requerimento "mais consistente" sobre as questões das investigações para pedir a abertura da CPI.
"Não vamos pedir apenas a investigação, mas também que seja exigida a retomada de obras retiradas dos contratos das concessionárias desde o ano 2000", diz o deputado. Segundo ele, uma série de obras foi retirada dos compromissos das empresas que assumiram a operação das rodovias, entre elas algumas obras adivitas, enquanto as empresas lucraram com os preços dos pedágios sem investimentos.
Mais investigações – Além da investigação sobre as concessionárias, o deputado Reni Pereira (PSB) protocolou nesta quarta-feira (17) o pedido para abertura de uma CPI na Alep para investigar as diferenças entre as pesquisas eleitorais em todo o estado e o resultado das urnas nas eleições.
O deputado chegou a pedir à Justiça Federal que investigasse as diferenças depois que as últimas pesquisas eleitorais para a prefeitura de Foz do Iguaçu apontavam para a vitória de Chico Brasileiro (PC do B) no município nas eleições de 2012. O resultado das urnas deu a vitória para Pereira, eleito novo prefeito de Foz do Iguaçu.
Outra investigação, que ainda será protocolada pelo deputado Fábio Camargo (PTB), envolve as obras da Copa do Mundo no Paraná. O parlamentar protocolou o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para analisar os destinos do dinheiro público para obras do evento esportivo no estado, como é o caso do estádio Arena da Baixada – que está sob suspeita de receber dinheiro público. (atualizado às 18h13)