Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Está sob análise de Moraes

Defesa pede soltura de londrinense preso desde 18 de abril na Lesa Pátria

Lucas Marcondes - Grupo Folha de Londrina
16 mai 2023 às 19:41

Compartilhar notícia

- Joedson Alves/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Preso desde 18 de abril em Londrina pela 10ª fase da Operação Lesa Pátria, o médico veterinário João Paulo Silva Matos teve um pedido de revogação de sua detenção apresentado na última segunda-feira (15) pelo advogado Rodrigo Antunes. O caso está sob análise do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de prisão preventiva contra o investigado por terem sido identificados indícios de participação do londrinense nos atos antidemocráticos de oito de janeiro, em Brasília. “Após acesso aos autos, verificou-se a inexistência de qualquer elemento para a manutenção da custódia cautelar”, alegou Antunes em nota enviada à FOLHA.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O pedido [de revogação] foi motivado porque, na busca e apreensão, as provas produzidas foram esclarecedoras. Em especial a perícia no celular resultou na inexistência de qualquer conluio ou combinação com demais participantes da manifestação, assim como foi descartada qualquer suspeita de financiamento”, prosseguiu o texto do defensor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Polêmica

Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20

Imagem de destaque
Mulher ficou ferida

Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita

Imagem de destaque

TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior

Imagem de destaque
Soltou o verbo

Janja chama autor de atentado em Brasília de 'bestão' e xinga Elon Musk no G20 Social


Segundo o advogado, a defesa encontrou dificuldade para obter o processo do caso. “Tivemos que ir a Brasília para acessar os autos, depois de muita insistência. Apesar de solicitado, o Conselho Federal da OAB, na parte de prerrogativas, não prestou qualquer auxílio concreto, apenas afirmando que estaria verificando com o gabinete do ministro Alexandre de Moraes”, criticou.

Publicidade


Por fim, para Antunes, o veterinário “apenas exerceu seu livre direito de manifestação”, devendo, conforme ele, “ser colocado imediatamente em liberdade”.


Outro londrinense preso pela Lesa Pátria é o empresário da construção civil Claudio Mazzia. Ele está detido desde o fim de janeiro por suspeita de organizar caravanas para Brasília para engrossar a manifestação que, por sua vez, culminou no episódio de depredação das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Publicidade


De acordo com a defesa de Mazzia, até o momento não há novidades no caso. Um pedido de revogação de sua prisão foi apresentado também a Moraes no início de fevereiro.


CONTINUE LENDO NA FOLHA:

Imagem
Defesa pede ao STF soltura de londrinense preso na Lesa Pátria
Veterinário foi detido em abril pela Polícia Federal por suspeita de participar de atos antidemocráticos em Brasília


LEIA TAMBÉM:

Imagem
Bolsonaro chega à PF para depor sobre adulteração em cartão de vacina
Jair Bolsonaro já está na sede da PF (Polícia Federal), em Brasília, para depor sobre a adulteração em seu cartão de vacinação. O depoimento será feito no âmbito da Operação Venire.
Imagem
Moraes vota por tornar réus mais 250 investigados pelos atos golpistas
O STF (Supremo Tribunal Federal) começou o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o quinto grupo de investigados, totalizando 1.050 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela PGR
Imagem
Assessor de Bolsonaro admite emissão de certificado mesmo sem ter se vacinado
Atual assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Max Guilherme Machado de Moura confirmou em depoimento à Polícia Federal ter emitido seu certificado de vacinação mesmo não tendo se imunizado
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo