Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Começa neste sábado

Convenção do PT dá a largada para a corrida eleitoral em Londrina

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha de Londrina
20 jul 2024 às 11:09
- Fernando Frazão/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A corrida eleitoral em Londrina ganha corpo neste sábado (20) com o início das convenções partidárias. Até o dia 5 de agosto, os partidos e federações precisam definir quem será candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador, dando o tom de como será a disputa de outubro. Em Londrina, onde pelo menos oito nomes pretendem disputar o Executivo, a expectativa é que as convenções evidenciem como será a sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP).


Quem dá o pontapé é a Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB), que tem a educadora Isabel Diniz (PT) como pré-candidata. O encontro será neste sábado, a partir das 13h30, no auditório do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina). A tendência é que a vice na chapa de Diniz seja a professora Marcia Bastos de Almeida, presidente do PCdoB de Londrina. Já os outros partidos realizarão suas convenções nos primeiros dias de agosto, ganhando pelo menos mais uma semana para articulações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O advogado eleitoral Frederico Reis ressalta que as convenções têm importância ímpar no calendário eleitoral. “A convenção dá o norte que será seguido pela agremiação política. É na convenção, por exemplo, que se homologa o nome de urna dos candidatos e o número com o qual o candidato poderá concorrer”, afirma Reis. “Apesar de ser um evento festivo, as deliberações tomadas na convenção são formais e vinculam candidatos e partidos políticos.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Na França

Telegram muda informações sobre moderação de conteúdo após prisão de CEO

Imagem de destaque
Entenda

PF deve abrir inquérito sobre acusação de assédio sexual contra Silvio Almeida

Imagem de destaque
Candidatura indeferida

Eleições em Londrina: Barbosa Neto fala em perseguição e espera ter vitória no TRE-PR

Imagem de destaque
Acusado de assédio

Lula indica demissão de ministro Silvio Almeida, acusado de assédio sexual


Imagem
Campanha para prefeito terá teto de R$ 2,3 milhões em Londrina
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou na quinta-feira (18) o limite de gastos das campanhas de prefeito e vereadores nas eleições de 2024. As informações constam na Portaria 593/2024 do TSE e eram aguardadas por todos que concorrerão em outubro.


Depois da convenção, os partidos precisam entregar a ata e a lista dos participantes à Justiça Eleitoral até o dia seguinte à realização do evento. “Após a realização das convenções - de 20 de julho a 5 de agosto –, os partidos têm até o dia 15 de agosto para o registro de candidatura”, acrescenta.

Publicidade


“Esse é o momento das articulações políticas finais, quem vai estar com quem, quem vai desistir, quem vai ser de fato candidato. E há essa movimentação em quase todos os municípios”, diz a advogada eleitoral Fernanda Viotto.


A especialista aponta que é normal deixar as convenções para o fim do prazo. “Estrategicamente falando, vendo a política, isso gera uma certa ansiedade para a oposição, querendo ou não”, avalia Viotto. "Com esse início do prazo das convenções, nós vamos ter um cenário mais bem definido. Vamos ver, de fato, se aqueles pré-candidatos serão candidatos, se alguém vai se articular para se unir a outrem."

Publicidade


Pré-candidatos


Entre os partidos que anunciaram pré-candidaturas à Prefeitura de Londrina, a maioria optou por realizar convenções nos últimos dias do prazo. O PP, que tem como pré-candidata a ex-secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, marcou o evento para 1° de agosto.

Publicidade


No mesmo dia, o MDB, cujo pré-candidato é o deputado estadual Tercílio Turini, fará sua convenção junto dos outros partidos da sua base: PSB, PMB e PRTB.


As executivas municipais do PSD e do PL farão uma convenção conjunta no dia 2 de agosto. O pré-candidato é o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), e o vice será indicado pelo PL. Avante, Agir, PRD e Novo, que fazem parte da coligação, vão definir suas chapas de vereadores no mesmo dia.

Publicidade


O União Brasil, que recentemente voltou para o comando do advogado André Trindade, marcou para o dia 2 sua convenção. Trindade é pré-candidato ao Executivo.


A convenção da Federação PSDB/Cidadania será na sequência, no dia 3. O pré-candidato é o coronel Nelson Villa. Esse também será o dia da convenção do PDT, que traz o ex-prefeito Barbosa Neto como nome para a disputa.


Entre os partidos que pretendem concorrer à Prefeitura, apenas o Republicanos, que tem o deputado federal Diego Garcia como pré-candidato, ainda não marcou convenção.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade