Alvaro Dias (PDT)
O candidato tem como maior preocupação em suas propostas para a Educação na próxima administração a capacitação e renovação do educador. Alvaro promete, para isso, valorizar o professor como formador de cidadão e cidadania e também afirma que vai promover maior participação de pais e mestres para o desenvolvimento de projetos comunitários.
Beto Richa (PSDB)
O plano de governo do tucano Beto Richa propõe a redução da taxa de analfabetismo com programas destinados para a educação infantil e a reestruturação do Plano de Cargos e Salários. Richa também promete formar a Rede do Conhecimento com as instituições de Ensino Superior no Estado, com o objetivo de criar um centro de pesquisas.
Giovani Gionédis (PSC)
Gionédis apresenta como destaque em suas propostas para a Educação a criação de uma reserva de 50% nas Universidades e Faculdades estaduais para os paranaenses. O candidato acredita que dessa forma os alunos de famílias de baixa renda e os residentes comprovados no Estado sejam beneficiados pelo ensino gratuito. Gionédis também promete implementar o Plano de Cargos e Salários para os professores.
Padre Roque Zimmermann (PT)
O petista pretende investir 30% dos recursos na área educacional e, em especial, reduzir a taxa de analfabetismo e aumentar a escolarização com atendimento mais amplo e eficaz à educação infantil. Roque também promete reabrir 1080 cursos profissionalizantes e criar novas vagas e aumentar a estrura da educação no campo.
Roberto Requião (PMDB)
O peemedebista promete criar um canal de diálogo amplo e sempre acessível para negociações com os professores. O candidato defende o cumprimento das leis trabalhistas para os educadores. Requião também prometeu investir 25% do fundo constitucional da receita estadual para a Educação, além de fiscalização rigorosa da aplicação dos fundos para o setor.
Rubens Bueno (PPS)
Bueno quer fazer uma reestruturação geral na organização do sistema estadual de educação através do debate com todos os profissionais do setor. O candidato também destaca a criação e amplicação de vagas em creches e no ensino fundamental em geral, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. Bueno promete também garantir os recursos públicos para colocar em prática a reestruturação da rede de ensino pública estadual.