Política

Clodovil pede desculpas às mulheres por ofensas

15 mai 2007 às 20:52

O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) pediu nesta terça-feira (15), em carta pública, desculpas às mulheres brasileiras pelas palavras ofensivas ditas em entrevistas nos últimos dias. "Peço desculpas às mulheres. Elas sabem, pois me conhecem há anos - e não somente agora na figura de deputado federal - que sou assim, que às vezes me empolgo e falo demais, mas que isso não significa, em momento algum, desprezo ou desrespeito pelas mulheres que, num país como o nosso cheio de injustiças, representam papel de extrema relevância", diz o deputado na carta.

O parlamentar reconheceu que expôs pensamentos polêmicos durante entrevista a respeito das mulheres, mas afirmou que "jamais quis ofendê-las". Ele se disse arrependido. "Arrependo-me de não ter sido atento e de não me ter dado conta de que ultrapassava limites do 'politicamente correto'".


Em abril, o deputado Clodovil Hernandes disse em entrevista que "as mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e hoje trabalham deitadas e descansam em pé".


As declarações do parlamentar revoltaram as mulheres, e algumas deputadas tentaram que ele se retratasse. Como o parlamentar não atendeu os pedidos, as deputadas iniciaram a coleta de assinaturas para uma representação à Mesa Diretora da Câmara.


Na semana passada, Clodovil se desentendeu com a deputada Cida Diogo (PT-RJ), que colhia assinaturas para a representação. A deputada disse que Clodovil teria usado palavras de baixo calão contra ela.


Deputada não desiste de processo


A deputada Cida Diogo (PT-RJ) não vai desistir do processo contra deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) por danos morais e difamação, mesmo depois do pedido formal de desculpas às mulheres apresentado hoje. Ela disse que pretende que o parlamentar responda na Justiça as ofensas que fez a ela no plenário da Câmara. "O pedido de desculpas foi uma primeira vitória nossa. Ele reconheceu que errou".

As informações são da Agência Brasil.


Continue lendo