Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sai Alexandre de Moraes

André Mendonça, ministro do STF, é eleito para o TSE

André Richter - Agência Brasil
17 mai 2024 às 09:45
- José Cruz/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça foi eleito nesta quinta-feira (16) para a vaga de ministro efetivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), órgão responsável pela organização das eleições.


Desde 2022, Mendonça atua no tribunal, no entanto, como ministro substituto. Com a saída de Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, no mês de junho, uma das três cadeiras efetivas destinada a membros do Supremo ficará vaga e vai ser ocupada por André Mendonça.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A eleição ocorreu  de maneira simbólica pelo plenário do STF. As cadeiras do Supremo no TSE são ocupadas de forma rotativa entre os ministros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acusado de assédio

Lula indica demissão de ministro Silvio Almeida

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

Londrina: Isabel Diniz defende aumentar orçamento destinado à cultura

Imagem de destaque
Eleições municipais

Documento mede comprometimento de candidatos com demandas urgentes para gestão de resíduos em Londrina

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral indefere candidatura de Barbosa Neto em Londrina


Ao ser eleito para a vaga efetiva, Mendonça se comprometeu a atuar de forma imparcial no tribunal eleitoral. Ele foi indicado para o STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Publicidade


"O meu compromisso com os eminentes pares, como um dos representantes do próprio tribunal no TSE, é atuar com absoluta imparcialidade e deferência ao tribunal, à legislação e à Constituição", disse.


Mendonça ainda cumprimentou Moraes pela atuação na presidência do tribunal. "O meu registro da gestão exitosa de Vossa Excelência [ Moraes] à frente do TSE, conduzindo o tribunal em tempos de muitas turbulências e alguns questionamentos", disse.

Publicidade


Moraes deixa a presidência do TSE no dia 3 de junho, quando completa o período máximo de 4 anos na Corte. Será sucedido pela ministra Cármen Lúcia no comando do tribunal.


A partir de junho, o TSE será composto pela ministra Cármen Lúcia, presidente; Nunes Marques, vice-presidente; e os ministros André Mendonça, Raul Araújo (STJ), Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ambos da advocacia.


O TSE é composto por sete ministros, dos quais três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça, e dois advogados indicados pelo presidente da República.


Imagem
Viaduto de Lerroville vai ser construído na última fase da duplicação da PR-445
Reivindicação dos moradores, o viaduto de acesso ao distrito de Lerroville, em Londrina, será construído na última fase da duplicação da PR-445.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade