O subprocurador geral da República Cláudio Fonteles, 56 anos, foi escolhido nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o novo procurador-geral da República em substituição a Geraldo Brindeiro, que há oito anos ocupa o cargo.
O anúncio foi feito no início da tarde, no Palácio da Alvorada, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que disse ter apresentado quatro nomes ao presidente Lula: Antônio Fernando, Ella Castilho, Wagner Gonçalves e Cláudio Fonteles.
Segundo Bastos, a escolha foi feita pelo próprio presidente. A posse de Fonteles, para um mandato de dois anos, deve acontecer entre os dias 27 e 30 de junho, após sabatina e aprovação do Senado Federal.
Em sua primeira entrevista como indicado, Fonteles disse que manterá sua posição de independência em relação ao governo e de defesa da Constituição.
"O Ministério Público não é órgão do governo, é uma instituição da sociedade e tem de defender os valores da Constituição e o primado da Justiça. O Ministério Público é a voz da sociedade. É essa a missão que a Constituição nos dá para resgatar valores, lutar pelos valores e pelos princípios da democracia", afirmou Fonteles.
Fonteles nasceu no Rio de Janeiro e mora em Brasília desde 1960. Ele é casado, tem três filhos e completa neste mês 30 anos de carreira no Ministério Público.