A Comissão de Ética Parlamentar (CEP) da Câmara de Vereadores de Londrina vai ouvir nesta segunda (19), às 15h, o depoimento do vereador Roberto Fortini (PTC), sobre a votação do projeto Minha Casa, Minha Vida, ocorrida na sessão ordinária do dia 25 de junho de 2009. A CEP apura suposta conduta atentatória ao Código de Ética por parte do vereador Rodrigo Gouvêa (PRP), acusado de à época tentar obstruir a votação da matéria convidando para se retirar do plenário o vereador Ivo de Bassi (PTN).
Segundo o presidente da CEP, vereador Gerson Araújo (PSDB), a Comissão decidiu ouvir Roberto Fortini porque ele também prestou depoimento sobre o assunto tanto na Corregedoria da Câmara como no Ministério Público. "Analisando os documentos obtidos pela Corregedoria e colocados à nossa disposição, consideramos importante a colheita do depoimento o vereador Roberto Fortini para que se confirmem informações anteriores já prestadas, de que teria testemunhado a tentativa de obstrução de votação do projeto por parte do vereador Rodrigo Gouvêa", explicou Araújo.
A Comissão já tomou depoimento do vereador Ivo de Bassi confirmando o fato denunciado, bem como do vereador Rodrigo Gouvêa, que confirmou a tentativa de obstrução da tramitação da matéria alegando necessidade de uma análise mais criteriosa do projeto antes da votação. De acordo com os prazos regimentais da Câmara, a CEP tem até o dia 26 deste mês para apresentação do relatório final sobre o assunto.
A reunião desta segunda-feira da CEP será realizada na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. Também integram a Comissão os vereadores Roberto Fú (PDT) e Renato Lemes (PRB).