O deputado federal Alex Canziani (PTB) criticou, em seu site oficial, a ação policial que deixou mais de 200 feridos, entre eles muitos professores, no entorno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na última quarta-feira (29), enquanto os deputados estaduais discutiam e aprovavam o projeto de lei que alterou o sistema de custeio do fundo previdenciário dos servidores públicos (ParanaPrevidência). O parlamentar londrinense também pediu para que o governador Beto Richa (PSDB) substitua o atual secretário estadual de Educação, Fernando Xavier Ferreira, por conta do atual momento de crise. "Precisamos de um novo interlocutor no governo para tratar com os professores e servidores da educação", escreveu Canziani.
O deputado destacou, ainda, que a violência vista na manifestação dos professores "foi intolerável e deve ser repudiada". "Se houve provocação por parte de setores radicalizados do movimento sindical ou infiltração de baderneiros na manifestação, devem ser devidamente apuradas e seus responsáveis punidos exemplarmente. No entanto, nãoo podemos deixar de admitir que houve uma operação exagerada por parte das forças de segurança, com emprego desmedido de armas não letais e bombas de dispersão, caso que também deve ser apurado", argumentou.
Na avaliação de Canziani, "o cenário de guerra que tomou conta da capital envergonhou a população do Paraná". O deputado concluiu o texto pedindo para o governo continar conversando com os servidores.