Política

Campanha segue quente só na internet

21 jul 2014 às 17:41

As campanhas dos candidatos ao governo do Paraná ainda não ganharam corpo nas ruas, também não houve ainda discussões ou trocas de farpas públicas entre Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). Até agora, as batalhas entre os comitês eleitorais ocorrem no campo virtual, principalmente com ações contra propaganda irregular. Já foi questionada a promoção pessoal de Beto no site do governo, a de Requião, no portal do Senado e os perfis falsos de Gleisi no Facebook.

Nesta segunda-feira, mais duas decisões da Justiça Eleitoral reforçam que o embate, por enquanto, está no mundo virtural. Beto Richa e sua candidata a vice, Cida Borghetti (Pros) foram multados em R$ 15 mil por terem veiculado publicidade no Twitter oficial do governo do Estado. A decisão do juiz auxiliar Lourival Pedro Chemin pede, também, a suspensão da prática, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia. As mensagens publicadas na rede social fazem menção à equipe do governador em eventos no interior do Paraná nos dias 1º, 2 e 3 de julho deste ano. A coligação de Richa recorreu da decisão.

Outra situação envolvendo a internet e a Justiça ocorreu com a candidatura de Gleisi. Quando sua chapa foi colocar no ar o site de campanha, percebeu que o endereço www.gleisi13.com.br, que segue as orientações do TSE sobre o portal dos candidatos, com o nome seguido do número, já havia sido registrado por uma empresa, que estaria vendendo o domínio para a candidata por US$ 10 mil. O juiz da 6ª Vara Cível de Curitiba, no entanto, determinou que o domínio fosse repassado, sem custos para o comitê de campanha da senadora petista. Gleisi deve passar a usar o endereço eletrônico ainda nesta semana.


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