Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em primeiro turno

Câmara dos Deputados discute reforma tributária; votação nesta quinta

Pedro Rafael Vilela - Agência Brasil
06 jul 2023 às 19:36
- Lula Marques/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O plenário da Câmara dos Deputados discute, desde o fim da manhã desta quinta-feira (6), a Proposta de Emenda à Constituição da reforma tributária (PEC 45/19). O relatório foi lido na noite de quarta-feira (5) e a previsão é de votação da proposta a partir das 20h, em primeiro turno.


O coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), disse hoje que a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma será votada em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados até sexta-feira (7).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O texto apresentado pelo relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), propõe a substituição de dois tributos federais (PIS e Cofins) por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e de mais dois tributos (ICMS e ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), gerido por estados e municípios. Já o IPI vai virar um imposto seletivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
16 e 17 anos

Eleições 2024: eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020

Imagem de destaque
Terceirização da administração

Ministro do STF cobra explicação do governo do Paraná sobre programa Parceiro na Escola

Imagem de destaque
No Calçadão

Jair Bolsonaro vem a Londrina para expressar apoio a candidato neste sábado

Imagem de destaque
Racha

Jair e Eduardo Bolsonaro apoiam candidatos rivais em Cascavel


A arrecadação do IBS será centralizada e organizada pelo Conselho Federativo. Também serão criados fundos para compensar as perdas de entes federativos e para incentivar o desenvolvimento regional e o combate à pobreza.

Publicidade


NEGOCIAÇÃO


Mesmo assim, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que o texto lido ontem ainda é preliminar e que o relator apresentará outra versão, incorporando acordos firmados com governadores e entidades que participaram das discussões.

Publicidade


Em entrevista coletiva no fim da tarde de hoje, Lira garantiu não adiaria mais a votação da reforma e atribui à oposição o desejo de não votar o texto agora. “Quem não quer votar hoje deverá votar contra, seja agora, seja em agosto”, disse. Ele enfatizou que o espaço para discussão foi dado a todos que quiseram debater o texto. Portanto, o resultado deverá ser conhecido ainda nesta quinta-feira.


Aguinaldo Ribeiro afirmou que a proposta ainda não traz todos os pontos negociados com governadores e prefeitos e que a negociação deverá ser aprimorada. O Conselho Federativo, segundo ele, será alterado a partir de sugestões dos governadores. O objetivo é garantir transparência e governança ao novo órgão.


Também serão mudados, nesta quinta-feira, os critérios de distribuição do Fundo de Desenvolvimento Regional; a distribuição automática aos municípios da parte do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS); e as questões referentes à Zona Franca de Manaus.


*Com informações das agências Câmara e Reuters


Imagem
Governo do Paraná tem mais de 340 vagas de estágio abertas
O período de férias entre o primeiro e o segundo semestre do ano letivo pode ser uma oportunidade para o estudante buscar uma vaga de estágio.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade