Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Câmara dos Deputados aprova urgência para limite dos juros do cartão de crédito

Agência Brasil e Agência Câmara
05 set 2023 às 07:58

Compartilhar notícia

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (4) a urgência para o projeto de lei que fixa limite para os juros do cartão de crédito. Com a aprovação de urgência, a proposta pode ser votada em Plenário sem passar pela análise das comissões.


Além dos juros, foi incluída ao PL (Projeto de Lei) 2685/22 a Medida Provisória 1176/23 que cria o Desenrola, programa do governo federal de renegociação de dívidas. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Juros do cartão 

Leia mais:

Imagem de destaque
G20

Cumprimento entre Lula e Milei viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Polêmica

Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20

Imagem de destaque
Mulher ficou ferida

Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita

Imagem de destaque

TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior


O relator do projeto, deputado Alencar Santana (PT-SP), propõe que o CMN (Conselho Monetário Nacional) defina em até 90 dias o teto para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado. Caso o limite não seja definido dentro do prazo, contado a partir da publicação da nova lei, a cobrança de juros e encargos não pode superar o valor original da dívida.

Publicidade


Conforme o parecer preliminar, o limite para os juros do rotativo ainda valerá para as instituições financeiras que não aderirem à autorregulação.


Em junho, segundo os dados mais recentes do Banco Central, os juros do rotativo chegam a 437% ao ano. No caso do cartão de crédito parcelado, os juros ficaram em 196,1% ao ano.


O projeto prevê ainda a portabilidade da dívida do cartão de crédito e até mesmo dos parcelados. A inteção é estimular a concorrência no mercado para que o consumidor tenha opção de buscar juros menores e quitar a dívida. Essa medida também precisa de regulamentação do CMN. 


Imagem
PL do Perímetro Urbano afeta área de interesse ambiental na região de Londrina, alerta ONG
O projeto de lei da gestão Marcelo Belinati (PP) para alterar o perímetro urbano do município tem sido questionado por abrir margem legal para possíveis implicações negativas ao meio ambiente.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo