Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Regime de urgência

Câmara de Vereadores de Londrina aprova por unanimidade a criação de 529 cargos de professor

Redação Bonde com CML
22 ago 2023 às 19:46
Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação - Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante a sessão desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Londrina os vereadores aprovaram por unanimidade entre os presentes, em primeiro turno e em regime de urgência, o projeto de lei (PL) apresentado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) e que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Público Municipal (lei municipal nº 11.531/2012). 


Votado na forma do substitutivo nº 1, o PL cria 529 vagas para o cargo de Professor de Educação Básica, na função de Docência de Educação Básica. Em substituição, a proposta extingue 529 vagas livres do cargo de Professor, sendo 520 vagas nas funções de Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e 9 vagas de Docência de 5ª a 8ª séries.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A medida viabilizará a contratação dos docentes aprovados no Concurso Público nº 142/2022, que foi realizado no final de 2022. Na justificativa do PL, o prefeito Marcelo Belinati afirma que, neste momento, não há o interesse em realizar novo concurso para o cargo de Professor, nas funções de Docência das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, assim como não é mais realizado o atendimento aos anos finais do ensino fundamental. Por outro lado, segundo o prefeito, existe o cargo de Professor de Educação Básica, na função de Docência de Educação Básica, com jornada de 30 horas semanais, que atende de forma mais eficaz e produtiva à necessidade do Município. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições municipais

Documento mede comprometimento de candidatos com demandas urgentes para gestão de resíduos em Londrina

Imagem de destaque
Eleições 2024

Justiça Eleitoral indefere candidatura de Barbosa Neto em Londrina

Imagem de destaque
Comissão Especial

Câmara de Londrina cobra auditoria de recurso destinado ao Marco Zero

Imagem de destaque
Hablou

Angélica diz que Luciano Huck não quer ser presidente do Brasil: 'Também não quero que ele queira'


Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação, destacou que, com as contratações, os professores poderão a se dedicar à hora-atividade e haverá a possibilidade de as escolas municipais terem professores de apoio.


A diretora de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darling Silva Maffato Genvigir, disse que, há demanda de suprimento do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação, levando em consideração o encerramento da prestação de serviços de aproximadamente 600 professores temporários contratados via teste seletivo no período da pandemia de covid-19 – e que deixarão o cargo neste ano de 2023 e no início de 2024. Genvigir também informou que, atualmente, há 794 professores efetivos realizando horas extras na rede municipal, que seriam reduzidas com a criação dos cargos e posterior contratação.


O impacto orçamentário-financeiro anexado ao projeto mostra que a diferença entre a extinção dos cargos e a criação dos novos resultará numa economia de  R$1.256.080,75 por ano ao Município. Como o PL foi aprovado em regime de urgência, ele segue para votação em segundo turno na sessão desta quinta-feira (24).


Imagem
Professores da UEL decidem esperar resposta do governo sobre Plano de Carreira
As salas de aula da UEL (Universidade Estadual de Londrina) amanheceram vazias nesta terça-feira (22). Os professores da instituição - seguindo o que foi decidido também pelas outras seis universidades
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade