A CML (Câmara Municipal de Londrina) abriu suas portas para uma visita especial: os vereadores mirins, participantes da Câmara Mirim, um projeto apoiado pelo TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) dentro da iniciativa Parlamento Jovem.
A atividade, realizada na última quarta-feira (25), teve como objetivo aproximar os adolescentes do processo legislativo e despertar o interesse pela política, proporcionando uma experiência prática do funcionamento do Legislativo Municipal.
Participaram alunos de 14 a 17 anos dos colégios estaduais cívico-militares Doutor Fernando de Barros e Pinto, Professora Vani Ruiz Viessi e Monsenhor Josemaria Escrivá, que foram eleitos pelos colegas, em processo eleitoral coordenado pelo TRE.
Leia mais:
Trump culpa governador da Califórnia por incêndios em Los Angeles
Haddad desmente imposto sobre pets e Pix após vídeo falso feito com IA
AGU notifica Facebook para exclusão de vídeo falso de Haddad em 24 horas
Secretária fala em ‘reestruturação sem lacunas’ após fusão de pastas em Londrina
Durante a visita ao Legislativo, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer a história da Câmara Municipal e entender as etapas do processo legislativo, desde a proposição de um projeto de lei até sua votação e implementação.
Além disso, foi proposto um tema para que os vereadores mirins montassem seu próprio projeto de lei, que será votado na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 28 de novembro de 2024, durante sessão plenária da Câmara.
Nesta data, os adolescentes enfrentarão o desafio de trocar de lugar com os vereadores de Londrina e participarem da votação do projeto de lei que eles mesmos desenvolveram. Essa dinâmica tem como objetivo engajar os jovens, oferecendo uma visão prática da responsabilidade e das decisões que envolvem a gestão pública.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: