Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Câmara aprova projeto para inspetoria terceirizada nas escolas de Londrina

Lucas Marcondes - Especial para a Folha
05 jul 2023 às 09:42

Compartilhar notícia

- Micaela Orikasa/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em primeira votação (e a toque de caixa), a CML (Câmara Municipal de Londrina) aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira (4) o projeto de lei 130/2023. Apresentado pela prefeitura, o PL extingue vagas da função de inspetoria descrita no PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) do município – desde que elas não estejam ocupadas por servidores do quadro efetivo.


A administração de Marcelo Belinati (PP) enviou a medida ao Legislativo para dar seguimento à terceirização do serviço. A intenção do Executivo é abrir espaço para a contratação via licitação de 242 inspetores para a rede municipal de ensino, conforme a secretária de Educação da cidade, Maria Tereza Paschoal. Segundo ela, o custo anual da iniciativa é estimado em R$ 12 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Protocolado pelo Executivo na última quarta-feira (28), o PL passou por tramitação célere e, já na primeira hora da sessão desta terça-feira, teve admissibilidade aprovada – procedimento necessário pelo fato de o texto alterar o PCCS. Logo na sequência, os vereadores acolheram o regime de urgência e os trabalhos foram suspensos seguidamente até que quatro comissões permanentes emitissem parecer à matéria.

Leia mais:

Imagem de destaque
anúncio na quinta

Marcão Kareca deverá ser confirmado secretário de Cultura em Londrina

Imagem de destaque
Pasta defasada

Secretário de Obras quer pavimentar Londrina à noite, mas faltam equipamentos e dinheiro

Imagem de destaque
Avenida dos Pioneiros

Projeto de Lei da Prefeitura de Londrina repassa terreno de 10 mil m² para UTFPR

Imagem de destaque
Crescimento de feminicídios

Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres


Sindserv vê precarização

Publicidade


O formato da proposta foi criticado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina. Para Fábio Molin, a terceirização prejudica as contribuições previdenciárias à Caapsml (Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina) e precariza o serviço prestado à comunidade escolar.


“Quando você lança uma licitação pelo modelo de menor preço, já sabe o que está por vir. A empresa vai tirar esse lucro na hora de contratar o trabalhador”, analisou o dirigente do Sindserv, reconhecendo, ao mesmo tempo, a demanda por inspetores na rede.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Câmara de Londrina aprova projeto para inspetoria terceirizada nas escolas
Proposta de Belinati extingue cargos vagos para contratar mais de 200 profissionais na rede de ensino; custo anual é de R$ 12 milhões
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo