Política

Belinati é condenado por excessos na inauguração do PAI

25 fev 2011 às 08:25

O ex-prefeito Antonio Belinati (PP) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná por promoção pessoal na inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em março de 1999. Àquela ocasição, até a apresentadora Xuxa foi convidada para fazer uma apresentação.

O acórdão, da 4ª Câmara Cível, ainda não foi publicado. A condenação ocorreu em ação popular movida por quatro moradores de Londrina. A Justiça de 1ª Instância já tinha condenado Belinati, decisão que foi mantida pelo tribunal.



Para o Judiciário, houve afronta do princípio da impessoalidade na divulgação da inauguração da obra. A propaganda foi excessiva: houve remessa de mala-direta com o convite a todos os cidadãos cadastrados na prefeitura; ligações para todos os terminais telefônicos da cidade com a voz de Antonio Belinati gravada convidando para a inauguração; diversos out-doors; transporte de pessoas até o evento pago com dinheiro público; distribuição de brindes e lanches; publicação de anúncios com página dupla em três jornais; e publicidade em diversas rádios da cidade.


Os gastos excessivos foram de R$ 378.754,91, dinheiro que terá de ser devolvido por Antonio Belinati. (Com informações da Rádio Paiquerê AM)


Continue lendo