Política

Balbinotti desiste de indicação para ministério

17 mar 2007 às 17:45

A repercussão negativa da mídia e o temor do desgaste político fizeram com que o deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desisitisse da indicação ao cargo de Ministro da Agricultura. Balbinotti já teria comunicado a decisão à cúpula do PMDB e na carta divulgada neste sábado(17), ele diz que responderá a todas as acusações. "Não serei vil, responderei a todos", disse, no comunicado. . As informações são do repórter Kennedy Alencar, da Folha de S. Paulo, G1 e Agência Brasil.

Tramita no STF (Superior Tribunal Federal) um inquérito sigiloso que investiga a suspeita de falsidade ideológica e de crime contra a fé pública. A suspeita é que ele teria forjado documentação para obter empréstimo do Banco do Brasil. Ele também é um dos réus numa ação popular movida por Edvaldo José Trindade, em Maringá. Trindade questiona a não-inclusão de Balbinotti numa ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) por improbidade administrativa, contra 22 acusados, entre eles, o ex-prefeito Jairo Gianotto (na época filiado ao PSDB), o ex-secretário da Fazenda da prefeitura Luiz Antônio Paolicchi e o ex-deputado José Borba (PMDB-PR).


Após as denúncias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia pedido um prazo de 48 horas para avaliar se manteria a indicação do deputado. Lula aguardaria a repercussão do caso na mídia para tomar a decisão. A posse de Balbinotti estava marcada para quinta-feira (22).


O comando do PMDB já estuda um novo nome para apresentar ao presidente na próxima segunda (19) para substituir Balbinotti. O favorito é o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS).


Leia íntegra da carta de Balbinotti encaminhada a ao presidente do PMDB, Michel Temer


"Prezados amigos Michel Temer e Henrique Eduardo Alves,


Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire o meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB. Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros da bancada e o todos que o apoiaram nessa indicação.


Continuarei trabalhando pela Agricultura do meu país, como parlamentar e como agricultuor, profissão da qual muito me orgulho.


Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência.

Deputado Odilio Balbinotti"


Continue lendo