Política

Avião da FAB leva corpo de Itamar para Minas Gerais

03 jul 2011 às 10:26

O corpo do ex-presidente da República, Itamar Franco, deixou o Hospital Albert Einstein em direção ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, por volta das 7h30 da manhã deste domingo (3), e já está a caminho de Minas Gerais. Ele está sendo levado a Juiz de Fora (MG) pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na cidade mineira, o corpo será velado na Câmara Municipal. Na segunda-feira, 4, será levado para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde também será velado. A cremação será feita em Contagem (MG), região metropolitana de BH, no fim da tarde desta segunda.


Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano, com quem vivia às turras.


Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País. Econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo, e política, com a transição bem sucedida após o desastroso desfecho da gestão Collor.

Com seu indefectível topete, o ex-presidente também chamou muita atenção pelo estilo intempestivo, muitas vezes enigmático. Protagonizou situações embaraçosas e embates memoráveis. Se dizia nacionalista e abusava era das referências às "montanhas de Minas".


Continue lendo