Política

Assessor de Hauly presta depoimento à Polícia Federal

29 mai 2006 às 12:31

O chefe de gabinete do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Amauri Martins Escudeiro, está depondo nesta segunda-feira (29) na superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Após o depoimento, Escudeiro deve permanecer preso, em cumprimento a um mandado de prisão expedido na sexta-feira (26).

O assessor se tornou alvo da PF depois que uma filmagem no Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, revelou que Escudeiro recebeu uma mala vermelha do ex-funcionário da Itaipu Binacional Laércio Pedroso, preso no próprio aeroporto pela PF. Pedroso é acusado de ser a ''cabeça'' de um esquema de corrupção que lesava empresas públicas, entre elas a Itaipu.


Escudeiro disse que somente soube da apreensão da mala quando desembarcou em Brasília. Ele afirma que sua bagagem pessoal também foi apreendida. A assessoria da PF ressaltou, no entanto, que até o final das investigações não será divulgada qualquer informação a respeito do conteúdo da mala.

A ''Operação Castores'' já resultou na prisão de outras seis pessoas. As investigações da PF iniciaram em agosto do ano passado a partir de uma representação criminal apresentada pela diretoria jurídica da Itaipu. O ex-funcionário paraguaio da Itaipu, Michael Popow Nosikow, continua foragido.


Continue lendo