Política

Assembléia Legislativa discute os transgênicos

23 set 2003 às 09:26

A Assembléia Legislativa do Paraná vota o projeto de lei que proíbe o plantio e a comercialização dos transgênicos no Estado. Devido à polêmica em torno do assunto, está descartada a possibilidade de que ocorra nesta terça-feira a votação final para a matéria aprovada na semana passada, em primeira votação. A previsão é que o projeto receba 20 emendas e retorne às comissões para novo parecer.

O governo do Paraná está orientando a bancada a aprovar a proibição, que deverá vigorar até 2005, período onde o setor produtivo poderá avaliar o mercado, as conseqüências para o meio ambiente e a saúde.


No último encontro sobre o assunto entre governo, setor produtivo e lideranças políticas para discutir os transgênicos, decidiu-se por um programa de rastreabilidade, segregação e certificação da soja no Paraná.

Segundo o governador em exercício, Orlando Pessuti, "as cooperativas têm de garantir o que vendem. Proibida ou não, a soja tem de ser certificada. O mercado privilegiado exige isso, controle". De acordo com Pessuti, o Paraná está disposto a construir um novo caminho para garantir seu produto.


Continue lendo