Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Caso: 'Blitz da Saúde'

Após tentativa, pedido de prisão de deputado Boca Aberta é revogado

Guilherme Marconi - Grupo Folha
30 nov 2020 às 15:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juiz Luiz Eduardo Asperti Nard, do 4°Juizado Especial Criminal de Londrina, encaminhou ofício de execução penal endereçado ao presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM) sobre o processo penal, já transitado e julgado contra o deputado federal Boca Aberta (Pros). Entretanto, o juiz Katsujo Nakadomari, da Vara de Execuções Penais expediu um contramandado revogando o recolhimento do réu nesta segunda-feira (30). Trata-se da sentença condenatória em desfavor do parlamentar na qual Boca Aberta foi condenado a pena de 17 dias de prisão em regime inicial semi aberto e também ao pagamento das custas processuais no dia 24 de outubro deste ano quando se deu o transito em julgado pela 4ª turma do TJ (Tribunal de Justiça).


O parlamentar foi acusado de perturbar os trabalhadores e pacientes de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Londrina, no norte do Paraná, nos dias 5 e 6 janeiro de 2017. Boca Aberta, que na época era vereador de Londrina, foi até a unidade com o intuito de fiscalizar os trabalhos dos profissionais, depois de receber uma denúncia de atraso nos atendimentos médicos. Ele entrou em locais restritos a enfermeiros e médicos e na sala de uma médica, sem autorização. O então vereador filmou toda a ação durante o período que esteve na UPA, na denominada "Blitz da Saúde".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Asperti Nardi entende que conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a prerrogativa de foro para congressistas contempla apenas as infrações penais praticadas no exercício do mandato e em razão do mandato, conforme a sentença. O juiz entendeu que pode sentenciar o atual deputado federal porque os fatos ocorreram quando ele ainda vereador, antes de ser diplomado como Deputado Federal. Mas, para Nakadomari por conta da prerrogativa não há como expedir a prisão sem autorização do STF.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


OUTRO LADO


O deputado federal Boca Aberta afirmou em vídeo enviado à imprensa que é uma vergonha ser condenado por fiscalizar o trabalho dos médicos. "É uma aberração da aberração essa decisão. Mas veja qual crime? Fui condenado por perturbação do sossego e querem me prender por 17 dias. Ou seja, a deputada Flordelis (PSD-RJ) foi indiciada por matar o marido e a Justiça não pode prendê-la porque ela tem foro privilegiado. Com todo o respeito, querem me prender por defender o povo abençoado londrinense por pegar médico dormindo na UPA" disse.

Boca Aberta tem duas condenações por confusões causadas nas denominadas ‘blitz da saúde’. Nas eleições municipais deste ano, o deputado concorreu sub judice para prefeito de Londrina e ficou em segundo lugar com 7,17% dos votos válidos. A candidatura dele foi indeferida pela Justiça em primeiro grau. A Câmara de Deputados não se pronunciou sobre o despacho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade