O médico Agajan Der Bredossian volta a assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Ele havia deixado a pasta há pouco mais de 120 dias, em 13 de abril. O anúncio de seu retorno à pasta foi feito na manhã desta quinta-feira (19) pelo prefeito Barbosa Neto (PDT), durante coletiva concedida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na zona norte de Londrina.
Ele havia deixado a secretaria de saúde um dia após a audiência pública que discutiu o financiamento do sistema público de Saúde de Londrina e, na época surpreendeu os diretores de hospitais. Quando saiu, Agajan alegou que estava se retirando em razão de problemas familiares e que não havia nenhum tipo de pressão.
Em maio deste ano, Agajan havia assumido o comando do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
"É a sexta ou sétima vez que assumo, perdi a conta. Tenho 35 anos de vída pública. Não estou começando agora e é esta experiência que eu estou colocando à disposição", afirmou o secretário.
Questionado se a questão envolvendo o Ciap seria prioridade na gestão, Agajan despistou. "A saúde não para nunca. Resolve um, aparecem dois problemas. O principal desafio é a dengue, com a entrada do vírus tipo 4 na região norte do Brasil. Isso não acontecia no Braisl há 28 anos. Não podemos vacilar".
Em entrevista coletiva, o prefeito Barbosa Neto disse que a escolha de Agajan foi unanimidade. "É seguramente o servidor da saúde pública que mais fez pelo município. Agajan foi uma escolha dos funcionários da Secretaria de Saúde. A maioria fez um abaixo-assinado pedindo a volta dele".