As ações da Companhia Paranaense de Energia (Copel) voltaram a cair nesta quinta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As ações preferenciais fecharam em queda 4,72% cotadas a R$ 28,20 e as ordinárias com queda de 3,13% no valor de R$ 28,02.
A bolsa encerrou o pregão com queda de apenas 0,62%. Depois de quase uma semana que o governo do Estado anunciou a possibilidade da participação da estatal no leilão de concessão de trechos de rodovias federais, a oscilação dos papéis ainda mostra a insatisfação do mercado.
Nesta semana, as ações preferenciais acumulam uma perda de 2,75% e as ordinárias de 1,68%. Na terça-feira, os papéis da companhia tiveram uma recuperação e fecharam em alta por conta do corte dos juros anunciado pelo Banco Central norte-americano.
No entanto, foi apenas uma recuperação técnica, como explicam os analistas de mercado. A Copel pretende concluir os estudos de viabilidade para a participação no leilão até o dia 30 de setembro. O projeto de lei do governo que permite que a Copel Empreendimentos Ltda. participe do leilão do pedágio será votado na segunda-feira.
Folha de Londrina