O vereador de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, Joaquim Gonçalves de Oliveira (PMN), 55 anos, conhecido na cidade como ''Joaquim da Ambulância'' foi preso, em flagrante, na tarde desta sexta-feira (26), acusado de espancar o enteado de apenas 9 anos. A ex-mulher do vereador, Adinei de França, 33, fez a denúncia ao Conselho Tutelar de Piraquara - onde mora -, que repassou o caso para a delegacia local. Como a ocorrência se deu em Colombo, a polícia de Piraquara transferiu o inquérito para a Delegacia do Alto Maracanã.
O delegado Hamilton da Paz, responsável pela autuação do vereador, disse que Oliveira alegou que o menino havia sumido há dois dias da casa da mãe. Ele teria encontrado a criança, em Colombo, já machucada por causa de uma queda e que lhe deu apenas algumas cintadas como castigo. No entanto, segundo o delegado, o menino apresentava sinais de espancamento. ''Ele está bastante machucado, com ferimentos na cabeça, rosto e costas'', acrescentou. A criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de lesões corporais.
Segundo o delegado, o vereador foi indiciado por maus-tratos e constrangimento ilegal. A pena prevista é de quatro anos de prisão, podendo ser agravada em um terço.