Polícia

Três são presos e 18 mandados cumpridos em ação contra facções criminosas no Paraná

10 mai 2023 às 12:57

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina cumpriu, nesta quarta-feira (10), dezoito mandados de busca e apreensão em sete cidades do Paraná e um em São Vicente (SP), no âmbito da Operação Chorbus, executada em doze estados brasileiros no combate ao crime organizado. Duas pessoas foram presas em flagrante e um terceiro homem, foragido pelo crime de latrocínio, foi capturado.


Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Londrina, Rolândia, Bandeirantes, São Sebastião da Amoreira, Umuarama, Palmas e Piraquara, no Paraná, além da cidade do litoral paulista.



Durante a ação, foram apreendidos uma pistola, 18 celulares, oito munições de armas de fogo, R$ 1.162 em espécie, um pouco de maconha, dois pen drives e um computador, além de anotações diversas.


Participaram da ação policiais militares do 2º Comando Regional, de quatro batalhões da PM (5° BPM, 15º BPM, 18º BPM e 25º BPM), da 12ª Companhia Independente (CIPM), além de agentes do Deppen (Departamento penitenciário).


A operação Chorbus é executada em 13 estados brasileiros. Segundo o coordenador do Gaeco em Londrina, o promotor Jorge Barreto da Costa, o objeto de investigação da Operação Chrobus são facções criminosas que se organizam de dentro de presídios para executar crimes como tráfico de drogas, roubos, extorsões, assaltos e até homicídios.



“[Ao cumprir os mandados] Tivemos a condução[para autoridades competentes]de duas pessoas,além daprisão em flagrante de um condenado por latrocínio, que foi recapturado com arma de fogo com numeração raspada.Ele foi surpreendido será reinserido no sistema penal”,diz promotor.


O suspeito latrocínio foi praticado pelo suspeito no ano de 2015 em Londrina em que uma professora veio a óbito. Ele estava foragido e suspeita-se de papel relevante dentro da organização criminosa.

Continue lendo