Polícia

Traficantes de Londrina são mortos pela PM em confronto

26 fev 2015 às 20:40

Dois rapazes suspeitos de integrarem um grupo que tentava instalar uma rede de tráfico de drogas em Jacarezinho (Norte Pioneiro) foram mortos pela Polícia Militar durante um tiroteio na PR-431, na zona rural da cidade, na tarde desta quinta-feira (26). Eles vinham de Londrina em uma motocicleta de cor prata e carregavam um revólver calibre 22 e uma submetralhadora de 9mm quando se depararam com um bloqueio feito pelos policiais na rodovia.

De acordo com o capitão Márcio Jaquetti, relações-públicas da PM de Jacarezinho, ao perceberem a ação policial, o condutor Daniel Silva, de idade não revelada, e o garupa Wellington da Silva Stoko, de 19 anos, tentaram voltar pela pista contrária. Eles foram interceptados por agentes à paisana que os acompanhavam a distância desde a cidade de Cambará. O Serviço de Inteligência da PM (P2) já tinha informações de que a dupla traria armas a Jacarezinho nesta tarde.


Diante do cerco, os dois abandonaram a motocicleta e tentaram fugir a pé por uma plantação às margens da rodovia. Na fuga, a dupla abriu fogo contra os policiais, que revidaram e acertaram pelo menos dois tiros no tórax de cada um dos suspeitos.


O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe do Siate ao local, mas os jovens morreram antes de chegarem à Santa Casa de Jacarezinho. Os corpos foram encaminhados ao IML da cidade para autópsia, cujo laudo ainda não havia sido concluído até as 21 horas desta quinta. Nenhum policial foi ferido, mas um dos disparos efetuados pela dupla atingiu uma das viaturas utilizadas na ação.


O Instituto de Criminalística realizou perícia no local da troca de tiros e também analisará as armas dos policiais envolvidos, que foram recolhidas seguindo o procedimento da PM para confrontos com vítimas fatais. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do tiroteio.


Investigação


O serviço reservado da Polícia Militar de Jacarezinho vinha investigando o grupo desde janeiro deste ano. Foram identificados 15 rapazes, todos provenientes de Londrina e com passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma ou roubo. Ainda de acordo com a PM, a intenção da quadrilha era estabelecer uma rede de comercialização de entorpecentes a partir do Jardim Nossa Senhora das Graças.


Logo após o tiroteio na PR-431, policiais militares encontraram, em uma das casas usadas pelo grupo, tabletes de maconha e R$ 1 mil em dinheiro trocado. Na residência estava Marcelo dos Santos Souza, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas.


Na última terça-feira (24), agentes da inteligência já haviam abordado três elementos do grupo na cidade de Cambará. Entre eles estava Wellington da Silva Stoko, que acabou morto na tarde desta quinta, e Marcelo dos Santos Souza, detido na casa usada pelos criminosos. Naquele dia, ambos foram liberados porque não havia nenhum mandado contra eles e tampouco armas ou drogas no carro em que estavam.

O terceiro rapaz abordado na terça era Walter Pereira dos Santos, detido na hora por força de um mandado de prisão que ainda não havia sido cumprido.


Continue lendo