Dez integrantes de uma quadrilha suspeitos de roubos, furtos e tráfico de drogas foram presos por policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), em Curitiba. A Operação Amigos teve início em abril e ganhou esse nome em virtude dos envolvidos serem amigos e parceiros de crimes.
De acordo com as investigações, que duraram aproximadamente dois meses, parte da quadrilha traficava cocaína pura conhecida como "cocaína de playboy", vendida em casas noturnas e em shows em Curitiba por R$ 50 o grama. Por mês, a quadrilha movimentava cerca de oito quilos da droga, trazida do Paraguai. Outra parte era responsável por furtos e roubos a residências e empresas em vários bairros da capital, conforme apurado nas investigações.
Segundo a polícia, os traficantes realizavam as negociações de compra e venda da cocaína dentro de lojas de grife em shoppings de Curitiba com o intuito de não serem percebidos. Imagens gravadas pelas câmeras de segurança permitiram aos policiais reconhecerem os suspeitos e iniciarem as buscas.
No fim de maio, a polícia localizou Rogério Rodrigues Maciel, 24, no bairro Pinheirinho, com 28 gramas de cocaína e documento falso. Ele é suspeito de cometer vários homicídios. No começo deste mês, outros três suspeitos de tráfico foram presos pelo Cope. Alexandre Machado Alves, 31; Josiane Ariadne Andrade Quevedo, 18, e Willian Cezar Modesto, 23, foram pegos em flagrante, com 450 gramas de cocaína, no momento da entrega da droga a um consumidor no bairro Xaxim.
Os policiais prenderam ainda Denerson Willian de Oliveira, 23, responsável pelo financiamento da droga vinda do Paraguai, no Centro. Ele já havia sido condenado a 5 anos de prisão por tráfico de drogas. Na quinta-feira (09), foram presos Franciele Patris Pertile, 26, e Alex Luiz Severino Cordeiro, 28, no bairro Fazendinha, com 55 gramas de cocaína. Depois da prisão de Rogério Maciel, Franciele assumiu o comando do tráfico deixado pelo marido. Ela já tinha sido presa pela Polícia Federal por tráfico de drogas em Santa Catarina.
No mesmo dia foram presos também Wagner Alberto de Melo, 39 anos, pelo mandado de prisão preventiva decretado pelo Juiz de Direito Pedro Sanson Corat, da Vara de Inquéritos Policiais. Ele, em companhia de Alexandre Machado, praticaram roubo a uma empresa de Curitiba.
Na sexta-feira (10), os policiais prenderam Edemilson Tenório dos Santos, com 11 pedras de crack e munições de calibre 38. Já condenado por roubo e furto, e Paulo Jorge Tavares, foragido da Colônia Penal Agrícola, preso quando chegava à casa de Edemilson.
A polícia continua com as investigações para prender Edson Fernando dos Santos França, foragido da quadrilha.